Consumidores desejam ter mais conforto no lar

Desejo é refletido no aumento de buscas por imóveis maiores e artigos para a residência

Da Redação


Durante muito tempo, a busca dos empreendedores era por escritórios grandes, onde pudessem acomodar bem a toda equipe. Por sua vez, as moradias menores eram a preferência, tanto por serem mais econômicas quanto pela rotina. Afinal, as pessoas passavam mais tempo fora do que dentro de casa.

Porém, a chegada da pandemia fez com que essa lógica mudasse. Donos de empresas perceberam que é possível, sim, ter um trabalho remoto eficiente, o que diminui a necessidade de um grande espaço físico. Já para morar, muitos sentiram falta de uma área maior. De acordo com pesquisa veiculada no Jornal Nacional¹, o número de buscas por residências com quatro dormitórios aumentou 58% este ano, enquanto a procura por um quarto diminuiu 37%.

Momento é de pensar no conforto

O home office, que era apenas uma tendência, agora tem fortes chances de se tornar uma realidade nos segmentos que lidam de forma direta com o computador. Até porque, isso permite que as empresas contratem bons profissionais, independentemente da localização.

Como consequência direta desse movimento, os consumidores estão pensando mais no conforto do próprio lar. Mesmo quem não trocou ou pretende trocar de imóvel está buscando renovar a decoração.

Segundo levantamento da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas e Flores)¹, 41% dos entrevistados afirmaram que estão decorando ou redecorando a residência. Além disso, 68% disseram que sentiram necessidade de comprar ou renovar os artigos de casa.

Diante desse interesse, o desafio é encontrar preços mais baixos, já que o aumento das buscas fez com que alguns produtos aumentassem de valor. Neste ano, os artigos domésticos sofreram um alto de 6,55%, também conforme dados da ABCasa.

 

Black Friday é oportunidade

Para quem deseja ter mais conforto em casa, ainda em 2020, é a grande aposta é esperar pela Black Friday. Isso já tem se refletido nas buscas da internet.

Em evento para o setor, o Google divulgou que houve um aumento de 22% nas procuras por móveis e 51% em objetos decorativos com relação a 2019². Ou seja, é bem provável que os dados se revertam em compras.

Por se tratar de uma data direcionada aos preços promocionais, os consumidores já podem esperar preços atraentes, inclusive de empresas especializadas no setor de casa e construção. A Leroy Merlin é um exemplo. Considerada um dos maiores varejos do segmento, ela divulgou no Porta Folhetos as principais ofertas que preparou para o dia. Este ano, a Leroy Merlin4 está vendendo móveis para jardim, como mesas, cadeiras e ombretones, com até 40% de desconto.

Apesar disso, principalmente para quem vai comprar on-line, é importante tomar cuidado. Em edições anteriores, pessoas mal intencionadas cometeram uma série de fraudes, por exemplo, anunciar produtos que não foram entregues, divulgar um valor comum como se fosse promocional, obter dados dos clientes e muito mais.

Então, se a ideia for aproveitar a Black Friday para economizar na compra de artigos para casa - já que os preços aumentaram este ano - vale observar a procedência da loja, buscar em mais de um site e evitar comprar por links enviados por e-mail. Como as pessoas estão mais tempo em casa, a expectativa é que as residências fiquem mais confortáveis.

Fonte

1: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/09/04/procura-por-imoveis-maiores-e-mais-confortaveis-cresce-durante-pandemia.ghtml

2: https://abcasa.org.br/centraldoassociado/wp-content/uploads/2020/08/cms_files_32455_1597419199ABCASA_E_IEMI-_Mercado_Decorativos-Impactos_do_Covid-19.pdf

3: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/10/13/google-anuncia-tendencias-para-black-friday-2020.html

4: https://www.portafolhetos.com.br/leroy-merlin/

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!